ARTE EDUCADOR

PROJETOS | PALESTRAS | WORKSHOP | VIVÊNCIA


ESCRITAS POSITIVAS




O projeto de arte educação "Escritas Positivas", de autoria do arte educador Bonga Mac e a jornalista Tamires Santana, é voltado a introdução da linguagem da arte urbana a jovens, tendo como proposta a escrita de palavras positivas em muros pela comunidade.

Já foi realizado no Fábricas de Cultura Brasilândia, em parceria com a o setor de Articulação da unidade e POIESIS. E no bairro de Perus (SP), no Quilombaque, em parceria com Fundação Stickel, CJ - Centro da Juventude Azarias Perus e Associação Quilombaque.
ANO: 2016

PAPO CERRADO: NEGÓCIOS CRIATIVOS NO CONTEXTO DA ARTE URBANA 




No Papo Cerrado, o workshop "Negócios Criativos no contexto da arte urbana" foi ministrado por Bonga Mac no SESC Arsenal, em Cuiabá (MT). O artista urbano apresenta sua trajetória histórica e as possibilidades de negócios criativos dentro da linguagem do graffiti, que entre eles estão a produção de livros e a relação com marcas de roupas e calçados, além de propor uma vivência com a pintura de um painel coletivo.
ANO: 2016

CIRCUITO SPRAY

Finalização do Circuito Spray na EMEF Prof. Luciana Pedroni
O Circuito Spray trata-se da sequência de oficinas de graffiti, ministradas pelo artista Bonga Mac e tem por objetivo abordar aos participantes a linguagem da arte urbana em conteúdos teóricos e práticos. Passou pelo Centro Cultural Isaura Neves, no município de Caieiras, Casa de Cultura Vinícius de Moraes, em Francisco Morato, CEU Perus, no bairro de Perus (SP), CEU PAZ, no bairro da Brasilândia (SP) e com encerramento na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Luciana Pedroni, em Laranjeiras (Caieiras).

É um projeto contrapartida para a publicação do livro "Tinta Loka Street Book", de autoria de Bonga Mac e Tamires Santana, a ser lançado em 2017.
ANO: 2015 e 2016

QUEBRADA EM CORES 


O curso "Quebrada em Cores" tem como proponentes o artista e educador Bonga e a jornalista Tamires Santana. Em parceria com a Fundação Stickel e apoio do Tendal da Lapa, o curso tem duração de um mês e aborda assuntos relacionado a arte urbana de forma teórica e prática, discuti o graffiti enquanto arte que dialoga com o cotidiano da sociedade, o que, por sua vez, possibilita um estímulo ao senso crítico social e artístico. Como resultado, uma exposição organizada pela Fundação Stickel, Tendal da Lapa, Bonga e os alunos participantes é realizada e aberta ao público.
ANO: 2014

VIOLENTAMENTE PACÍFICO NO SENAC LAPA SCIPIÃO


Palestra e oficina "HIP HOP Violentamente Pacífico" tem como proponentes o artista e educador Bonga e a jornalista Tamires Santana. 
PROPOSTA: palestra realizada para alunos de diversos cursos do SENAC Lapa Scipião onde foi tratado a cultura do Hip Hop. Em seguida, uma oficina de graffiti foi realizada no Tendal da Lapa, momento em que os alunos produziram um painel coletivo.
ANO: 2014
PARTICIPAÇÕES: MC Mamuti 011, DJ Clevinho, Heu e Prock.

OFICINA DE VIVÊNCIA DE CULTURA URBANA NA GEEKIE



A convite de A Banca - produtora cultural social, sediada no Distrito Jardim Ângela (SP), que realiza eventos, produz música e a propaga a cultura Hip Hop como ferramentas de inclusão Cultural-Social-Econômica -, Bonga participou de mais uma ação da "Oficina de Vivência de Cultura Urbana", desta vez na empresa Geekie - empresa que oferece soluções educacionais integradas a escolas de forma personalizada.

CURSO DE GRAFFITI PELO UBATUBA QUALIFICA


O programa Ubatuba Qualifica é uma iniciativa da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Ubatuba e conta com apoio do Instituto Blablablá Posithivo. O educador Bonga ministrou o curso de 30 horas sobre desenho e graffiti com direito a certificação.

OFICINA E CURSO DE DESENHO E GRAFFITI NO FÁBRICA DE CULTURA JAÇANÃ


O educador Bonga ministra aulas de desenho e graffiti no Fábrica de Cultura Jaçanã as segundas, quartas e sextas das 14h às 17h e aos sábados das 10h às 12h.


HIP HOP ENSINA PELA DIRETORIA DE ENSINO - REGIONAL CAIEIRAS


Por meio da iniciativa da Diretoria de Ensino Regional Caieiras, Bonga realizou formação para professores, coordenadores e diretores sobre a cultura Hip Hop.

PALESTRA PARA EDUCADORES PELA AÇÃO COMUNITÁRIA


Formação para educadores pela Ação Comunitária

OFICINA DE GRAFFITI

Oficina de graffiti para alunos da rede municipal de ensino da cidade de Cajamar.

PROJETO QUE COR É ESTA?


Curso de curta duração realizou-se na Casa de Cultura Vinícius de Moraes em Francisco Morato. Proponentes: Bonga e Tamires Santana.

SESC PINHEIROS



Oficina de Arte Urbana no SESC Pinheiros junto a "A Rua Agradece".

SESC BERTIOGA


Oficina de Lamb Lamb no SESC Bertioga junto a "A Rua Agradece".

SESC SOROCABA


Oficina de Arte Urbana no SESC Sorocaba  junto a "A Rua Agradece".

CEU PAZ (SP)


Palestra e oficinas no CEU Paz na Semana do Hip Hop que ocorreu entre os dias 18 e 19 de março de 2014.

A BANCA

Workshop de graffiti para frequentadores e educadores do RAC MSE/ME do Jardim Ângela (SP) 

OFICINA NO CDC TIDE SETUBAL



PROPOSTA: Introdução ao Graffiti com alunos da rede pública de ensino, tendo como resultado a construção de um painel coletivo com alunos da Escola Estadual CDC Tide Setubal, em São Miguel Paulista/SP.
ANO: 2013

PALESTRA SOBRE HIP HOP


PROPOSTA: palestra sobre a cultura Hip Hop para alunos da rede pública de ensino Pedro Paulo de Aguiar em Francisco Morato/SP em parceria com Diretoria de Ensino Regional Caieiras.
ANO: 2012

FUNDAÇÃO CASA

Workshop de graffiti promovido pela Fundação Casa e que contou com o trabalho do educador Bonga.

2ª VIRADA INCLUSIVA 50 ANOS APAE DE SÃO PAULO

PROPOSTA: oficina de graffiti em comemoração os 50 anos de APAE São Paulo, com participação dos atendidos da Organização, tendo o
objetivo em valorizar o conceito de inclusão por meio da arte. Com parceria da CPTM.
ANO: 2013

http://www.apaesp.org.br/Noticias/Paginas/APAE-DE-S%C3%83O-PAULO-PARTICIPA-DA.aspx

CRIANÇA ESPERANÇA

Exposição Desviolência, realizada na Ação Educativa, parte do resultado das oficinas de desenho e graffiti, realizado no Espaço Cultural Criança Esperança, ministrado pelo educador Bonga.

Bonga enquanto arte educador do Espaço Criança Esperança, localizado na Brasilândia (SP)
http://criancaesperanca.globo.com/platb/ecesp/tag/graffiti/page/2/

Divulgação do curso de graffiti, ministrado pelo educador Bonga no Espaço Criança Esperança
http://criancaesperanca.globo.com/platb/ecesp/tag/graffiti/